domingo, 31 de janeiro de 2016

#ProjetoVidaSaudável - Como ser saudável!

Olá humanos, como estão?
Eu estou super feliz em trazer o post sobre o que falei por aqui no blog logo no início de Janeiro. O Projeto Vida Saudável não vai ter um milhão de postagens especiais, apenas uma falando sobre a ideia do projeto de forma que quem sabe ele se espalhe por ai. Agora o que é o Projeto Vida Saudável e como ele tem ajudado a galerinha que participou? Continue nesse post que eu vou te explicar tudo bem direitinho.




O Projeto Vida Saudável é algo que eu e minha família resolvemos inciar, agora porque isso? Geralmente quando o pessoal diz que vai se alimentar de forma saudável e ir a academia e afins como uma resolução de ano novo isso não adianta muito. Agora o Projeto acaba incentivando o pessoal a continuar e isso com toda certeza ajudou bastante a galerinha que participou.
Os participantes de Janeiro foram todos da minha família, eu, Cássia que é minha tia, minha mãe Tania e minha outra tia Kátia. A Cássia vocês já conhecem por causa dos posts de viagem que ela fez em 2014.
Este projeto nada mais é do que se alimentar de coisas mais leves, fazer exercícios e no geral cuidar do seu corpo e do funcionamento dele. Emagrecer está na lista? Claro, mas só se isso for para ficar saudável porque este é o ponto do Projeto. Agora porque falar disso no blog? Durante o mês de Janeiro eu juntei imagens de tudo o que as participantes fizeram, ou quase tudo, para se manter saudáveis e como o Projeto funcionou e como elas decidiram continuar com ele. E o projeto funcionou, então porque não postar um pouquinho sobre a briga delas para se manter saudável e também mostrar para todos os leitores do blog como você pode ser saudável e ainda assim comer salgadinho de vez em quando? Este projeto não é nada fora de série ou cheio de receitas malucas para emagrecer, isso é apenas um incentivo de que você busque fazer algo que ajude seu corpo, e foi isso o que elas fizeram e é isso que eu vou mostrar. Como se manter saudável e ainda assim não viver de dieta pro resto da vida. E ai, que tal ficar saudável?


A Cássia foi provavelmente a que mais se manteve na linha saudável. Mudou sua alimentação e fez vários exercícios, e ainda assim não fez nada maluco ou radical e dessa forma começou uma rotina saudável que vai manter pelo ano todo. E não somente isso a ajudou com o funcionamento de seu corpo como também a ajudou a devagar eliminar alguns quilinhos.




A Cássia treinou bastante na academia sim, mas treinou em casa também. Você pode fazer os dois ou começar devagar fazendo exercícios em casa e se alimentando bem, quando se sentir mais segura ou seguro, então bora tentar a academia. Exercícios em casa já são um ótimo começo.


O marido dela também começou o Projeto e está indo muito bem. Os dois treinaram várias vezes juntos. Casal que treina junto, fica junto haha


Como podem ver ela sempre marca seus batimentos cardíacos durante seus exercícios e tem um motivo pra isso. Vou falar um pouco sobre as medidas dos batimentos cardíacos jaja.





Claro que Lasanha não é nada saudável, mas o projeto vida saudável é justamente para contar uma coisa para vocês. Todos podemos comer tudo, desde que seja com moderação. Muita comida saudável e boa alimentação em geral... É claro que um pedacinho de lasanha no fim do mês pode. Mas a Cássia já disse viu gente, é só um pedacinho! Tudo com moderação pode estar no seu cardápio.
Esse foi o mês dela resumido em algumas imagens. De todas ela foi quem pegou mais pesado.
Agora vamos ao mais leve. Minha mãe Tania maravilhosa e minha tia Kátia tem situações diferentes. Mamãe eliminou alguns quilos extras e pretende eliminar mais, mas isso sempre foi fácil para ela por que tem um metabolismo muito bom que facilita com que emagreça facilmente com qualquer mudança de hábito. E claro, muita força de vontade.
Já minha tia, ela é gordinha e isso tem afetado bastante sua saúde causando dores e ás vezes até fraqueza e por isso precisa urgentemente perder peso, portando é um pouco mais difícil para ela, mas mesmo assim em Janeiro ela seguiu as instruções e já começou a sua luta de 2016. As duas mandaram algumas fotos para o Projeto.


As duas optaram por algo mais tranquilo. Caminhadas diárias. Adeus vida sedentária e olá vida saudável. Esse foi um bom início.


E olha só quem resolveu se unir ao projeto, a lindona da Lily. Ela não é muito de tirar foto, mas esteve em várias caminhadas com a minha tia por esse mês. A Lily é a cachorra de estimação da Kátia e ela é muito amorzinho. Super linda!


Mais caminhadas e comida caseira!



Olha só, até o meu priminho resolveu entrar no projeto, coisa mais fofa 
E esse foi o mês delas. Agora quanto a mim... Quem me conhece sabe que eu sou a magrela da turma, e tenho costume de comer pouco. E é ai que quero chegar com o Projeto Vida Saudável. Todo mundo precisa se alimentar bem e cuidar para não exagerar na dose, e comer coisas saudáveis como frutas e carnes magras como peixe e frango é delicioso, mas você também pode comer um hamburguer ou até mesmo batatas fritas. Eu amo batata frita e sempre falo isso, e mesmo começando a caminhar mais e andar de bicicleta para ajudar na minha vida saudável eu sim, continuei comendo minhas batatinhas. E porque eu consegui me manter saudável e eliminar os quilinhos que precisava para ter um corpo saudável? Porque eu não comi nada exagerado.
Quer comer batata frita? Tudo bem, mas coma moderadamente. É aquela coisa de que você pode comer literalmente tudo, até chocolate e todos os tipos de doces do mundo, mas você deve o fazer com moderação. Comeu chocolate hoje? Deixe o doce de leite para o outro dia. Vai comer batata frita? Coma uma porção pequena. Vai comer um hamburguer? Justamente coma um hamburguer e não dois ou três. Tudo em exagero é ruim, assim como tudo que é menor do que o adequado também é. Uma vida saudável não se baseia em se limitar a comer frutas e legumes, isso está incluso, mas não se baseia só nisso. Uma vida saudável se baseia em moderação e controle sobre o que você vai comer ou não e sobre o que te faz bem ou não.
Uma coisa legal é passar por um teste físico (Que pode ser feito em quase todas as academias existentes por um profissional.), neste teste você vai saber o que precisa fazer para se manter saudável, o seu peso ideial e também o cuidado extra com os seus batimentos cardíacos enquanto faz um exercício. Com esse teste você vai saber quanto tempo de cada exercício feito em casa ou na academia podem fazer bem para você e saber como os seus batimentos precisam estar durante esses exercícios. Se passar da média ou ficar abaixo dela você está fazendo errado e precisa arrumar a posição e tentar novamente. Isso ajuda bastante na hora de se manter saudável. Mas lembrem-se: cada corpo tem uma média diferente. Não use a média dos outros para fazer seu exercício, procure saber a sua.


Pastel não é exatamente saudável. Mas a questão é essa: porções pequenas das coisas que você gosta. Durante uma semana inteira comi peixe e muitas frutas, e então comi esses dois pequenos pasteis de queijo no almoço com um copo de suco natural. Não foi um exagero e matou minha fominha.
A mesma coisa com salgadinhos na hora de fazer maratona de séries que é algo que eu amo, olha só a minha porção de pipoca de maratona, é pequena, mata a vontade e é okay como um lanche da tarde quando aquela fominha bate.


Eu simplesmente AMO biscoito de polvilho e esse Vigor Grego. E um desses é sempre uma boa opção como lanchinho da tarde. Amo 


Sou apaixonada por chá com leite no melhor estilo britânico possível, e uma pedida saudável é tomar o chá com leite desnatado ou semi-desnatado. Isso torna a bebida mais saudável e assim eu não paro de tomar chá nunca, haha


E quanto a escapadinha da visita ao shopping... Não se preocupem, eu não comi tudo isso ai na foto haha
Como não tinha tomada café da manhã a acabei ficando parte do dia sem comer optei por comer um hamburguer de queijo especial pequeno e um x-burguer normal pequeno, estava morrendo de fome, em situações normais eu só comeria um x-burguer simples. Tomei suco de uva e comi algumas batatinhas. A maioria trouxe para casa e comi no dia seguinte porque eu AMO batata frita dormida, não sei porque, mas eu amo.
Uma forma de não pisar na bola quando for comer no shopping é justamente moderar sua alimentação. Nesse dia comi um pouco mais que o normal, mas lembrem, isso é exceção e eu não tinha tomado café porque sou lerda e esqueço de comer, sim, eu sou provavelmente o único ser desse planeta que esquece que precisa comer, mas estou trabalhando nisso para melhorar e não esquecer mais. Comer com moderação é a chave para que você possa continuar comendo suas besteiras favoritas e ainda assim se manter saudável. Nada de exageros.


No último dia do mês eu e minha família nos encontramos para um piquenique maravilhoso tanto para comemorar um mês do projeto, tanto para comemorar o aniversário da minha tia Kátia. Uma das coisas mais legais que encontramos nesse mês é o pão integral sem casca. Ele é bem mais saudável e já vem sem casca (OBVIAMENTE né Stephane, o negócio se chama "Pão Integral SEM CASCA".) e isso é maravilhoso já que quando como pão integral ou qualquer outro pão nesse formato acabo tirando as cascas. Eu não posso comer o pão normal que todo brasileiro come porque ele me faz mal. então esse pãozinho é a melhor opção e ainda é incrivelmente delicioso. No piquenique comi dois pães com queijo e um pouco de salgadinho Doritos, as batatinhas acabaram ficando com minha tia Cássia que resolveu comer uma besterinha fora da dieta porque afinal, ela merece, haha
Deixei a marca na foto para que vocês possam achar com facilidade por ai esse pão maravilhoso, mas provavelmente outros marcas também fabricam esse pão especial sem casca. Ah, e claro, tomei MUITO suco natural e MUITA água nesse dia também porque o calor estava horrível e nesses tempos você precisa se manter hidratado e claro, saudável. Fazer qualquer atividade física no calor é complicada e precisa de muita água envolvida.



Essa bicicleta da foto é alugada. Fomos no Parque Vila Lobos e lá é possível alugar bicicletas por hora, o que foi incrível. Minha bicicleta ficou em casa descansando e eu andei para lá e para cá com essa verdinha da foto. O parque é lindo e embora tenha sido picada por uma abelha (Mais sofrência no meu snap: princesadaterra. Postei várias coisas sobre o passeio de hoje por lá. Se ainda for dia 31 de Janeiro quando estiver lendo esse post, ainda dá tempo de conferir minhas loucuras por lá. Caso não tem loucuras no meu instagram também, segue lá, mesmo user: princesadaterra.) o dia foi incrível e super divertido. Com certeza quero fazer isso mais vezes.
Meu mês foi cheio de coisas deliciosas, mas todas em moderação e com caminhadas e algumas voltinhas de bicicleta já comecei minha vida saudável. E com uma alimentação melhor e exercícios isso se torna fácil, e nem vou precisar parar de comer o que gosto. Só vou fazer como sempre faço e comer com moderação. Pode ser difícil para você que está começando isso agora, mas não desista. Ter uma vida saudável vale muito a pena e mesmo que depois dos primeiros dias de academia seu corpo fique bastante dolorido, não desista porque se está doendo quer dizer que está funcionando e conforme seu corpo se acostuma em uns bons dois meses você vai ficar bem e não vai mais sentir dor e nem ficar sem fôlego depois de dar uma corridinha até a padaria que é tão perto da sua casa. As meninas do projeto o inciaram para perder peso e se manter saudáveis, e eu iniciei isso para cuidar da minha saúde e deixar de ser uma adolescente tão sedentária. Esse é só o começo e meu corpinho está todo dolorido de tanto andar de bicicleta, mas o resultado a cada dia se torna mais visível, devagar, mas funcional.
Resolvi falar sobre esse projeto no blog porque quero mostrar para vocês que uma vida saudável vale a pena e que uma vida saudável definitivamente não se baseia em suco Detox e folhas de alface. Vou continuar a me alimentar com moderação e começar a me exercitar mais e assim abandonar a vida de sedentária. As meninas também tem seus motivos e vão continuar o projeto por eles. E se você pensou em começar uma vida saudável, compartilhe um pouco da sua rotina! Deixe ai nos comentários as suas formas de ficar saudável e não desista. Seu corpo agradece visualmente da mesma forma que seu organismo agradece internamente. Viva a Vida Saudável!


2 comentários:

  1. Estava de férias,fiquei um pouco preguiçosa mas melhorei minha alimentação,tem que ter bastante cor de alimentos no prato fica bonito e te saceia e caminhar uns pontos de ônibus aí voltar pra casa é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Esse mês de exercícios e comida saudável, foi muito bom, o objetivo continua, temos o ano todo, ou melhor, a vida toda para continuarmos com a vida saudável, abraços. :)

    ResponderExcluir